Mostrando postagens com marcador Igreja em Atos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Igreja em Atos. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Referência de Vida em Comunidade



Os Necessitados Eram Amparados

Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade” – Atos 2.45

Falar de amor, mas não dar provas através de atos é mero discurso vazio e insignificante. Os primeiros cristãos não ficavam só no discurso bonito. Eles agiam! Seus bens eram transformados em comida que alimentaria o faminto e em roupas que protegeriam pessoas do frio. Muito mais que comida e vestes, aqueles necessitados eram tocados pelo amor que se manifestava na vida dos doadores. Tão importante quanto a comida e as roupas, era saber que havia pessoas que se importavam com eles.

Serviam Publicamente E De Casa Em Casa

Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” – Atos 2.46

Neste versículo pode-se notar a periodicidade com que os cristãos se encontravam e a atitude interior no coração deles. Para a igreja primitiva, vida cristã não era algo apenas de final de semana, nem tão pouco para ser encarado como se fosse um grande sacrifício. Os primeiros cristãos se envolviam continuamente, usavam suas próprias casas para acolher pessoas e compartilhavam com satisfação aquilo que possuíam. Este é um modelo de igreja que precisa ser resgatado hoje.

Deus Era Louvado E Pessoas Eram Salvas

... louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” – Atos 2.47

O estilo de vida da igreja era tal, que caía na graça do povo. Mesmo as pessoas que não faziam parte da igreja eram simpáticas a tudo o que viam na vida dos cristãos. Certamente, o tipo de relacionamentos experimentados pelos discípulos de Jesus era algo bem diferente daquilo que os judeus estavam acostumados a ver. Tal testemunho de vida tornava-se uma ferramenta poderosa para fundamentar a proclamação do evangelho de Cristo, de forma que a própria vida dos cristãos constituía-se em um sinal da presença do Espírito de Deus que legitimava e confirmava a mensagem pregada.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Referência de Vida em Comunidade



Tinham Temor A Deus

Em cada alma havia temor” – Atos 2.43

As atuações de Deus no meio do povo produziam temor no coração dos cristãos. É difícil ver manifestações sobrenaturais e não temer. Em meio às operações sobrenaturais de Deus, o povo se mostrava reverente, respeitoso e disposto a não ofender ao Senhor com os seus pecados. Este senso de temor coletivo era saudável, e servia também como um instrumento regulador nas relações entre os participantes da igreja. Além disso, a visão da grandeza de Deus fazia diminuir em muito as poucas diferenças e possíveis desavenças entre irmãos.


Experimentavam O Poder De Deus

... e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos” – Atos 2.43

Os sinais, curas e milagres acompanhavam o ministério dos apóstolos como uma forma de autenticar a mensagem do evangelho que estava sendo propagada. É interessante notar que nos primeiros cinco capítulos de Atos apenas os apóstolos tinham poder para ministrar sinais no meio do povo. Este monopólio apostólico serviu como uma espécie de controle de segurança para que se confirmasse a autoridade dos apóstolos como representantes de Cristo. A partir do capítulo seis de Atos, com a imposição de mãos dos apóstolos sobre alguns homens que os ajudariam num serviço de ação social junto à viúvas, aquele poder é transmitido para estes homens de confiança, os quais também passam a ministrar curas e milagres, destacando-se Estevão no capítulo seis e Filipe no capítulo oito de Atos, os quais deram suas contribuições na divulgação da mesma mensagem dos apóstolos. Aqui podemos notar o cuidado que Deus teve para conceder, gradativamente, poderes sobrenaturais para outras pessoas além dos apóstolos. Tudo deveria acontecer dentro de um contexto de ordem e para a saúde de toda a comunidade.


Eram Unidos E Tinham Tudo Em Comum

Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum” – Atos 2.44

O mundo capitalista é caracterizado pela atitude tipo “cada um por si”. O que prevalece é o egoísmo, a competição e a indiferença em relação a necessidade alheia. Infelizmente isto não é um mal apenas do presente século, mas algo que parece ser tão antigo quanto a própria humanidade. A Bíblia ensina que quando o pecado entrou na raça humana, destruiu não apenas a comunhão do homem com Deus, mas também dos homens entre si. Porém, Jesus veio para resolver o problema do pecado e reconciliar o ser humano com Deus e uns com os outros. Daí poder-se ver no registro de Atos os efeitos da ação do Espírito de Cristo na vida dos seus discípulos, os quais passaram a ser reconhecidos pelo estilo de vida abnegado e altruísta, sempre visando o bem comum.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Referência de Vida em Comunidade



Tomavam A Ceia Do Senhor Juntos

... no partir do pão” – Atos 2.42

Segundo os estudiosos, esta expressão “partir do pão” era um termo técnico usado para se referir à Ceia do Senhor, que tornou-se o principal memorial dos cristãos, pois simbolizava a entrega do corpo e do sangue de Jesus em favor da humanidade (MARSHALL:1982). Na Ceia, a relação entre os cristãos era consolidada pela lembrança da morte daquele que foi para a cruz, a fim de que pelo seu próprio sacrifício pudesse formar esta nova comunidade de redimidos, colocando todos numa mesma família cujo Pai é Deus.

Eram Dedicados À Oração

... e nas orações” – Atos 2.42

Na oração, aquela igreja expressava a sua dependência coletiva de Deus. Para eles não bastava orar a sós, tinha que haver uma parceria na qual uns ajudavam os outros em oração, para que todos pudessem usufruir a presença real de Deus, “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. (Mateus 18.20)

É impossível ler Atos dos Apóstolos e não perceber a prioridade máxima que a igreja dava ao exercício da oração. Estavam orando logo após a ascensão de Jesus (1.14); perseveravam na oração mesmo depois da vinda do Espírito Santo (2.42); oravam pedindo forças para continuar a proclamação do Evangelho em meio às perseguições (4.23-31). Orar era um dos ministérios principais dos apóstolos (6.3,4). Enfim, diante das mais diversas situações que se lhes apresentavam, recorriam a Deus em oração, sabendo que do Senhor é que vinha o poder para continuarem sendo a agência de operação de Deus na terra.

terça-feira, 17 de abril de 2007

Referência de Vida em Comunidade



Eles Aprendiam Dos Apóstolos

E perseveravam na doutrina dos apóstolos” – Atos 2. 42

Havia uma unidade em torno do ensino dos primeiros discípulos de Jesus, o que era imprescindível para a continuidade da realidade comunitária da qual participavam. Sem unidade doutrinária eles não conseguiriam a união de propósitos e de vida. A mensagem pregada pelos apóstolos era homogênea, se baseava na experiência que eles mesmos tiveram com Jesus e expressava o que tinham ouvido dele e o que havia acontecido com ele, especialmente sua morte e ressurreição.

Viviam Em Comunhão

... e na comunhão” – Atos 2.42

Comunhão tem a ver com compartilhar o que se tem e o que se é para o benefício daqueles com quem convive. Quanto a este aspecto, a igreja nos seus primeiros dias mostrou-se bastante comprometida com uma profunda comunhão, ao ponto do escritor de Atos dizer que “Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum” (Atos 4.32).

É possível que pessoas façam muitos encontros e, freqüentemente, estejam reunidas, sem, no entanto, serem unidas; o que não era o caso da igreja em Atos, pois havia uma participação efetiva das pessoas na vida umas das outras, ao ponto de terem uma experiência como verdadeira família.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Referência de Vida em Comunidade



A Prática da Igreja Primitiva

O trabalho que Jesus fez na vida dos seus doze discípulos mais íntimos, chamados de apóstolos, foi o suficiente para treiná-los naquilo que realmente importava. Quando se lê o livro de Atos, descobre-se o resultado da influência de Jesus na vida deles e, através deles, na vida de outros discípulos.

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isto, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos". (Atos 2.42-47)

Observa-se que o texto acima não está falando de organização de igreja, nem de uso de prédios religiosos, nem de treinamento de clérigos para orientação dos “leigos”. O texto está falando de relacionamentos em amor, de cuidado uns com os outros, enfim, de vida em comunidade. Isto é que é Igreja! E este é que foi o poder que, na unção do Espírito Santo, impactou a sociedade judaica de então, ao ponto da igreja contar “com a simpatia de todo o povo”, e mais pessoas serem atraídas a Jesus e ao seu grupo de discípulos.

Por todo o livro de Atos dos Apóstolos pode-se notar como era a prática da igreja nos seus primeiros dias, que mesmo não sendo perfeita, tornou-se modelo para todas as outras que querem agradar ao Senhor. É oportuno observar algumas características positivas notadas a partir da passagem acima transcrita.
(Continua nas próximas postagens)